Solo Grampeado
O solo grampeado é uma técnica de contenção ou reforço de taludes através da utilização de chumbadores. Esses chumbadores são basicamente elementos lineares passivos, resistentes à flexão composta, denominados grampos. Essa técnica consiste em uma solução eficiente para escavações e estabilização de taludes utilizando o reforço do solo “in situ”.
Os grampos são enterrados no maciço horizontalmente ou inclinados, sendo constituídos, na maioria dos casos, por barras ou tubos de aço envolvidos por calda de cimento. Estes possuem a função de minimizar os deslocamentos do maciço de solo provocados pelo acréscimo de forças internas em direção contrária ao sistema natural de acomodamento.
Paralelo a isso, os grampos (chumbadores) são conectados a um sistema de revestimento que garante a estabilidade da superfície do talude. Esse sistema na grande maioria dos casos é composto por uma malha metálica de aço e concreto projetado. O principal objetivo do revestimento de superfície é de conter possíveis erosões, evitar queda de rochas e garantia de estabilidade superficial. Esse sistema de revestimento tem sido muito executado com a finalidade de restauração de cobertura vegetal no talude, nesse caso as malhas para cobrimento da superfície são específicas para este fim.